Google Translator - choose your language

Centenário da Fábrica de Louças Santa Catharina

Há pouco mais de 2 meses, fez 100 anos a primeira experiência de fabricação de louça de pó de pedra de uma das maiores e principais fábricas de louça do Brasil, do período pioneiro desta indústria em nosso país. E o que foi feito para comemorar ou relembrar data tão importante? NADA!



Em 14/11/1913 Romeu Ranzini (fundador da fábrica), Giuseppe Zappi (técnico ceramista) e Giovanni Miniati (decorador) assinaram coletivamente este pires decorado à mão, testemunho desta primeira experiência bem sucedida da fábrica da Água Branca.

[fonte: PILEGGI, Aristides. Cerâmica no Brasil e no Mundo, ed. Martins Fontes, São Paulo, 1958]


Encerro esta postagem com a foto abaixo, de uma malga que apresenta uma pintura com alguns pontos de similaridade com o pires acima, e que está carimbada com uma marca que se acredita ser das primeiras usadas.

malga média, de consumo individual
Fábrica de Louças Santa Catharina São Paulo - SP
louça de pó de pedra decoração à mão livre
1913+
coleção site Porcelana Brasil

3 comentários:

  1. Prezado Fábio Carvalho,

    Paz e Bem.

    Gostaria de fazer, se me permitir, um comentário sobre seu Blog .
    Faz tempo que recorro ao PB, tão informativo e atraente. Mas sempre tive a ideia de algo distante e de que não pudéssemos interagir.
    Pensava assim até criar (ou quase) um Blog.
    Certamente muitos de seus posts foram lidos e apreciados por mim e por tantos mais, mesmo sem os comentários...
    Depois de criar meu bloguinho tive uns poucos mas valiosos contatos. E dois leitores seu de Portugal me indicaram seu Blog: o Manel, amigo do Luis das Velharias e a M. Isabel do Lerias...
    Tudo é muito bem apresentado por Vc. Gostei muito dos pratos da Formiga do post anterior, Quem me dera conhecer Portugal com suas Louças e Velharias Sacras... Ficaram lindos os pratos: ainda não li tudo mas deu para ver que as bordas são tradicionais e o motivo central uma atualidade inspirada em algo tão antigo como é a comunicação pelo desenho num fundo de prato. LINDOS.
    Gosto de velharias em geral: preferência por Arte Sacra seguida de Louças, sobretudo portuguesas. Tb das nossas e outras tantas.
    Tenho um ajuntado de coisas. Gosto de leiloes, feiras e brechós mas nada com encontrar uma peça na casa de um parente, conhecido ou onde não se esperava...
    Estou postando alguma coisa de que mais gosto. Tentando alternar Arte Sacra com Louça. Tem pouca coisa ainda, dá para ver tudo quase de vez.

    Parabéns pelo seu trabalho. Não conheço todos seus Blogs mas dois são singulares: o PB e o de Azulejos. Um monumento à Cerâmica ao Pó da Terra, que na tradição judaico-cristã é a matéria de fomos feitos.
    Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.

    Quando puder, de uma olhadinha no ,meu pobre Blog:

    http://velhariasdomaurinho.blogspot.com.br/


    Um abraço.

    Amarildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amarildo,
      Obrigado por suas palavras! Achei interessante quando você diz "sempre tive a ideia de algo distante e de que não pudéssemos interagir". Isso faz pensar se meu estilo é afugentador, mas uma coisa curiosa é a enorme quantidade de "interações" que recebo por email. Não sei por qual razão as pessoas, por mais que eu já tenha tentado redirecionar as consultas que me fazem, não querem se manifestar publicamente.
      Antes eu tinha um Forum, mas que nunca andou. Todos preferiam entrar em contato pro email, nunca pelo forum, cuja ideia era que mais pessoas poderiam ver as questões apresentadas e colaborar.
      No blog aqui ou ali alguém deixa uma contribuição, mas quase nada, na verdade. Posso até achar que uso um estilo frio e distante, mas há algo à mais que isso que não percebo.
      abraços!

      Excluir
  2. Anônimo8/5/14 13:01

    Fábio,
    Algumas vezes eu tentei fazer comentários aqui e não consegui... Talvez seja este o problema. Abraços,
    Washington

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...