Google Translator - choose your language

azulejos da Recife antiga (II) - Igreja de Santo Antônio






















6 comentários:

  1. Gostei desse claustro, onde a Holanda e Portugal se casam em território brasileiro.

    A parte de baixo, apresenta os melhores azulejos historiados portugueses e em cima estão os azulejos de figura avulsa holandeses.

    Qual é o significado da figura que afasta os dragões? Achei graça, que no quarto dessa figura feminina está um candeeiro de azeite, que até há bem pouco tempo se fabricava em Portugal. Eu tenho um, que julgo ser do século XIX.

    Também me encantei com os azulejos do padrão da Camélia.

    Um abraço lisboeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      Esta igreja tem um conjunto de painéis historiados portugueses que é de matar! Nas fotos você vê uma pequena fração. todas as paredes laterais da nave da igreja tem os painéis. Não pude fotografar muito pois ela está com obras emergenciais, devido ao péssimo estado. Há buracos e mais buracos nos painéis, infelizmente, e sua estrutura tb está abalada, tanto que o balcão do coro está sustentando por uma infinidade de andaimes. Os painéis do pátio, supreendentemente, estão lindos e em ótimo estado, mas isto eu acho que se deve a alguma restauração recente. Mesmo do pátio, acima há apenas algumas fotos. as 4 paredes dos corredores que circundam o patio tem painéis. E não para por aí. Todos os salões internos e corredores que pude ver através de janelas e portas abertas também possuem painéis. Provavelmente nos salões que não pude olhar também haverá painéis. Acho que não faltou nenhuma história da Bíblia para ser pintada em painéis! É algo que me deixou arriado de tão impressionante!
      Acrescentei uma foto mais completa do painel com os dragões/demônios, com um detalhe do texto no cartucho do painel (aconselho clicar segurando a tecla CTRL para ampliá-lo). Acrescentei também uma foto do altar, para você ter uma idéia melhor da extensão e do uso do azulejo de Camélia.
      Perdão se não me alongo mais, mas além d'eu estar prestes a abrir uma importante exposição, e cuidando de outras que estão por vir, o país está agitado, pegando fogo (no bom e mal sentido), e tudo mais fica parecendo um pouco fútil em momentos revolucionários assim. O que virá depois disso, só com o tempo saberemos. Espero que no mínimo os governantes percebam que o povo cansou de ser tolo.
      abraços!

      Excluir
  2. SIM !!! Os Azulejos holandeses, 924 e alguns centenas de fragmentos pedem restauro !!! Obrigada demais deste site, o Fábio. Faleconosco: MoWIC Foundation, Amsterdã, www.mowic.nl / hannedea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Fábio estou a ir para o seu país!! Vou viver em Porto Alegre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte em tudo! Mas escolheu um dos estados MENOS luso de todos. Foi proposital? Quer ficar longe de tugas? (rs)
      abraços

      Excluir
    2. Oi Fábio!! ahahah quero!!
      O meu companheiro é de lá, então vou comer a familia dele.. A verdade é que andamos de olho numas fazendas... Quero comprar uma para restaurar!!
      Espero que tudo corra pelo melhor!

      abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...