Google Translator - choose your language

Telhas de beiral e azulejos na zona da Central no Rio de Janeiro

Compartilho mais um achado via Google Street View: um prédio muito simplório em termos de arquitetura, mas que tem além da fachada revestida de azulejos antigos (provavelmente holandeses), o charme de apresentar telhões de beiral, velhas conhecidas nossas aqui neste blog mesmo (e aqui em outro post) e em blogs do lado de lá do atlântico.

O predinho fica na Rua do Livramento n° 194, e nesta rua, que ainda não "andei" inteira no Google Street View, já achei um total de 4 sobrados com azulejos antigos. Mas este prédio até agora foi o ponto alto, por causa de seus lindos telhões de beiral.






---------------------
Atualização de 31/08/2012

Como ontem achei um catálogo online de azulejos antigos holandeses, pude ter um pouco mais de certeza quanto à minha suspeita de que os azulejos desta edificação sejam holandeses. Vejam o azulejo que encontrei neste catálogo:


O azulejo de padrão principal eu não encontrei neste catálogo, mas esta combinação de azul cobalto e manganês é muito comum nos azulejos holandeses do século XIX que constam neste catálogo, e não é uma combinação assim tão frequente nas fachadas que já pude ver em Portugal.

4 comentários:

  1. São lindos estes telhões!
    Sempre uma agradável surpresa quando aparecem!
    Agora fico à espera de os ver "ao vivo", isto é, fotografados por si :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade,
      Agora é preciso arrumar uma turma de bom tamanho para ir lá, pois a rua é numa região muito degradada, abandonada e perigosa da cidade, infelizmente.
      b'jinhos

      Excluir
  2. Só tu para descobrires telhas destas no Rio de Janeiro.

    Aqui em Lisboa não há nem uma

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      Poxa, mas são apenas 2 até agora... :-)
      Ao menos os telhões são seguramente portugueses, pois os azulejos acima, ao que tudo indica, são uma vez mais holandeses; que pena!
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...