Google Translator - choose your language

talha - Nadir Figueiredo S/A


talha de filtro d'água
Nadir Figueiredo S/A
Pedreira - São Paulo
louça de pó de pedra
22,5 (d) x 35 (h)
decoração com decalques e filetes em ouro
déc. 1950
coleção site Porcelana Brasil

Uma peça bem grande, e linda, que tive a felicidade de comprar por meros R$ 30! Já vi peças similares e da mesma marca sendo vendidas por até R$ 250. Preço de usados e velharias realmente não tem a menor lógica. Eu a uso não apenas para dar mais charme à minha cozinha, como também para em seu interior guardar uma série de pratos de sobremesa e xícaras. Quem coleciona sabe que QUALQUER espaço é preciso!

Eu gosto muito do motivo decorativo usado nesta talha, e tenho diversas peças, tanto da Nadir como de diversas outras marcas, com o mesmo decalque. Pelas minhas pesquisas, é provavelmente o segundo decalque mais usado na história da indústria de louças no Brasil.



É quase certo que este decalque fosse (re)produzido pela Fábrica Fontana, de Curitiba, a primeira a produzir decalques para cerâmica no Brasil, lá em meados dos anos 1930. Eu escrevi (re)produzido pois embora eu tenha depoimentos de que ao menos em uma fábrica este decalque fosse fornecido pela Fábrica Fontana, há diversas peças inglesas, alemães e portuguesas, e até mesmo norte-americanas com o mesmo motivo decorativo, igual em cada mínimo detalhe. Há também a hipótese, totalmente criada pelos devaneios de minha mente, de que a Fábrica Fontana, além de imprimir decalques, talvez também revendesse decalques importados. Me parece sem muito sentido, mas seria uma explicação para existir peças européias com este mesmo decalque. Não há registros de que a Fábrica Fontana teria exportado seus decalques.

16 comentários:

  1. Ola Fábio!!

    Adoro estas peças!!

    Em casa dos meus avós havia 2 coisas destas mas em barro.. E grande..

    Uma era usada para colocar azeite e a outra, que sempre teve esse fim, era para colocar o leite pois o meu avo vendia...


    Um abraço

    Flávio

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio,
    Que usos diferentes!! Aqui nunca vi ninguém usar talhar para armazenar nada além de água.
    Por aqui também as talhas de barro vermelho eram as mais comuns.
    Mesmo hoje em dia ainda são muito produzidas, e apreciadas principalmente pelas classes mais populares.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Oh Fábio o que foi mostrar aqui!
    Que arrepio! Sabe que na casa dos meus pais, em Angola (e de todas as outras famílias)o filtro da água era obrigatório, pois a qualidade da água, naqueles tempos, não estava assegurada?
    Não imagina, o encanto que a pequena torneira exercia sobre mim, quando eu era criança :)
    Para mim era uma festa, o dia em que o meu pai limpava o interior do filtro:)
    Os filtros a que me refiro, eram em cerâmica de cor acinzentada e não tinham qualquer tipo de decoração, a não ser um emblema a tinta azul.Tinham ainda umas pegas laterais, que a minha imaginação infantil dizia serem as orelhas :)
    Quase poderia jurar, que se tratava de uma marca inglesa.
    Com a animação das recordações, nem lhe disse quanto os seus filtros são bonitos e, como a ideia de servirem de arrumação a outras peças é bem engenhosa.
    Um abraço para si e muito obrigada por este momento.
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Paula
    Fico feliz que estas fotos tenham lhe trazido tantas lembranças!
    Como disse ao Flávio, na minha infância e início de juventude, os filtros de terracota eram quase presença obrigatórias nas cozinhas.
    Eu só vim a conhecer estas talhas de faiança e granito recentemente, depois que me tornei colecionador e pesquisador.
    E há tantas! Já que este post está agradando, vou fazer depois outro, com uma talha exótica, com cabeças de animais.
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Já agora que a Maria Paula refere, os filtros que se usavam em casa dos meus pais, em Moçambique, eram de fabrico inglês (tenho a certeza da sua origem inglesa, pois apareciam as armas inglesas em relevo com o unicórnio e o leão, juntamente com o nome da fábrica e o termo London, mas primeiro nome já me passou; dever-me-ia lembrar, tantas vezes a vi escrita na parte frontal), com os tais filtros interiores que, ao que me lembro, eram realmente de um branco acinzentado.
    As tais pegas laterais, em forma de concha, eram da mesma cor do corpo o qual era feito numa espécie de pó de pedra ou terracota (seria? a cor era mais próxima da terracota, num tom acastanhado avermelhado claro) com paredes muito grossas.
    Lembro-me do peso imenso que o caracterizava e de como o processo de limpeza envolvia duas pessoas e o grande pavor de o partir!
    A torneirinha era um encanto, e, se não erro, teria a forma da cabeça de um leão. Lembro-me de ser a cabeça de um animal.
    Agora que a Maria Paula referiu vieram-me à memória uma montanha de pormenores da peça, da qual não vejo semelhante há muito tempo, tanto que já me tinha esquecido.
    A forma geral desta sua é lindíssima, com aquelas linhas onduladas em relevo
    Manel

    ResponderExcluir
  6. Manel, esta talha que você descreveu deveria ser LINDÍSSIMA! Sofisticada assim, só vi as talhas portuguesas na coleção do Museu do Açude. Mas acho que não chegam aos pés da sua.
    E que desespero deveria ser este ritual de limpeza!
    abraços
    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Estou apaixonada por essa talha de filtro d'água, saberia me dizer onde posso conseguir uma pelo menos parecida ?
    Sonia Bitelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Este tipo de peça você só vai encontrar em antiquários, feiras de antiguidades e usados e sites de leilão.
      abraços

      Excluir
  8. Olá Flávio .
    Há muito tempo procuro uma talha parecida com a sua mas infelizmente não tenho tido sucesso. Voce poderia me indicar algum antiquário onde possa procurar? Obrigada desde já.
    Abraço, Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera,
      meu nome é Fábio.
      Este tipo de peça infelizmente não tem como indicar onde você pode encontrar, pois as peças aparecem e somem muito aleatoriamente. Além disso, eu só conheço melhor as lojas cariocas.
      abraços

      Excluir
  9. Olá! Por favor!
    Gostaria de saber qual é o PH da água filtrada deste filtro de louça ? Se o filtro usado é o mesmo do filtro de barro ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso lhe ajudar, pois houve um engano. Meu site não é um site comercial, mas sim o resultado de uma pesquisa sobre a história da porcelana e faiança no Brasil.
      Não sou fabricante nem comerciante de porcelana, nem tenho ligação ou contatos com nenhuma das fábricas e marcas apresentadas em meu site, ou com qualquer outra indústria cerâmica.
      Todas as peças apresentadas em meu site são peças antigas, peças de coleção, e fora de linha. E nada em meu site está à venda.
      Atenciosamente,
      Fábio Carvalho
      Porcelana Brasil
      Rio de Janeiro - Brasil

      Excluir
  10. Fábio, você por acaso sabe porque não são mais fabricados filtros de porcelana? Estou há tempos a procura de um e não encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, infelizmente não sei lhe dizer se alguma das poucas fábricas de porcelana e faiança restantes no Brasil ainda faz isso, creio que não. A fábrica que era conhecida pelos filtros era a Pozzani, que fechou as portas em 2007.

      Excluir
    2. Vi na internet que tem muita gente procurando, pois os filtros de barro mofam com facilidade. Não entendo porque ninguém produz essas peças. Grata pela resposta. Abraços.

      Excluir
  11. Boa noite , vc tem ideia de valor de uma talha dessa como a sua ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...