Google Translator - choose your language

gomil com bacia - Porcelana Monte Sião

Este post eu dedico à Maria Andrade, do blog Arte, livros e velharias, que recentemente comprou em uma feira de velharias uma moringa da fábrica Porcelana Monte Sião.

Abaixo apresento a foto do que teria sido o primeiro modelo produzido pela Monte Sião com o que acabou se tornando a sua decoração marca-registrada.

A Porcelana Monte Sião, fundada em 04/07/1959, em seu início, fabricava apenas pequenos bibelôs. Um dia, sob encomenda, foi solicitada a cópia de uma jarrinha portuguesa com pintura de florões
em azul e branco. A peça foi reproduzida e acabou obtendo tamanho sucesso que se tornou um modelo de produção da Monte Sião. Outros modelos de objetos de adorno, com o mesmo padrão decorativo foram sendo desenvolvidos.

Para diversificar a produção foram sendo criadas também peças utilitárias de uso doméstico, como xícaras avulsas, canecas, copos, travessas, saladeiras, galheteiros, potes, paliteiros, pratos de parede, compoteiras, jogos de café e chá, fruteiras, castiçais, entre outras, sempre com a pintura dos florões azuis.

A fábrica opera ainda hoje de forma inteiramente artesanal, sem processos automatizados, e com o tradicional forno à lenha.


gomil com bacia
Porcelana Monte Sião
Monte Sião - MG
porcelana
decoração pintada à mão em azul cobalto

fonte: site Porcelana Monte Sião
www.porcelanamontesiao.com.br


As peças da Monte Sião são por aqui sempre vistas como algo que evoca um clima rural, de tempos mais tranquilos e pacíficos, e essa nostalgia é seu maior atrativo. Não são peças finas, delicadas, e por isso são bastante resistentes ao uso diário, o que é outro atrativo. É muito usada em casas de campo e praia, e também já foram usadas mais de uma vez em cenografias de cinema e tv.

Hoje, cerca de 2 000 peças, de 200 modelos diferentes, saem diariamente das mãos do cerca de oitenta funcionários da Porcelana Monte Sião, quase todas com o mesmo desenho da primeira
jarrinha portuguesa - a famosa flor de oito pétalas.


Você podem ver outras peças da Monte Sião, inclusive com outras decorações, no seguinte link: www.porcelanabrasil.com.br/p-montesiao.htm

8 comentários:

  1. Olá Fábio,
    Muito obrigada pela dedicatória.
    Ainda bem que a minha peça Monte Sião motivou este seu post. Dá informação muito completa e esclarecedora sobre a fábrica e penso que fazia cá falta.
    Fica aqui bem a bacia e gomil, a peça primordial, na decoração mais representativa da Monte Sião.
    Achei curioso falar em moringa. Em Portugal já quase não usamos este termo, chamamos garrafa ou bilha para água ou, neste caso, garrafa de cabeceira, com copo.
    Hesitei se a minha seria jarra ou garrafa, mas acho que o Fábio tem razão, deve ter nascido como garrafa e certamente teria um copo igual.
    Seja ela o que for, a sua função agora é apenas decorativa e acho-a bem bonita... com um bom ar :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/9/11 22:55

    A pintura livre, manual, artesanal e despretensiosa deste tipo de peça é curiosa e pouco tem a haver com o tipo de vida "prêt-à-porter" que hoje grassa na nossa sociedade, mas talvez seja mesmo esse o seu encanto.
    O encanto poderá advir de uma evocação de épocas passadas, uma forma de saudosismo de uma era onde parece que existia tempo para tudo (uma quimera como qualquer outra, pois quem trabalhava deveria experimentar os mesmos problemas que nós, hoje em dia, com o aspecto mais negativo de que, então, o dia de trabalho era mais extenso, a semana tinha mais dias, as férias eram algo desconhecido e os ordenados comparativamente mais baixos).
    Mas as peças são interessantes com uma decoração que me traz à memória a da loiça de Viana mais recente.
    Refere que esta bacia e gomil são em porcelana, e claro que o Fábio tem acesso à informação original, mais fidedigna, mas é curioso porque, pela fotografia, dão ideia de ser em faiança.
    Abraço
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os ordenados não eram mais baixos não! Nessa época, todos pagavam aluguel e ganhavam salário mínimo. E a maioria das mulheres não trabalhava fora. E tinham mais filhos. Só não eram consumistas contumazes, como o povo de hoje.
      Não havia tanta ansiedade, depressão, síndrome do pânico, suicídios, separações...

      Excluir
  3. Olá Maria Andrade,
    Aqui também usamos o termos "bilha", mas "moringa" é bem mais corriqueiro, ao menos pela minha região.
    A sua, segundo o catálogo da fábrica, é vendida assim mesmo, sem o copo. Há o copo, mas é uma peça extra, opcional, vendida separadamente.
    Acho que é assim pois muita gente gosta da moringa encimada por um copo de vidro. Portanto, sua peça está completa! Por sinal, no momento há uma moda de voltar a ter moringa no quarto, mas são peças com decorações modernosas, que não me agradam, e ainda por cima custam uma fortuna, na casa de 30 a 40 euros, o que acho um absurdo, ainda mais pois pode-se encontrar moringas tradicionais, lindas, por metade ou 1/3 disso. Mas cada macaco no seu galho, como se diz.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Manel!
    Você tem toda razão em seu comentário, e acho que é exatamente isto que atrai na Monte Sião, bem como na Cerâmica Luiz Salvador, que mantém ainda em nossos dias o processo de fabricação e decoração 100% manual.
    A Monte Sião spó fabrica porcelana, mas como disse, não é uma porcelana fina, mas sim pesada, quase bruta, embora bem acabada. E a foto não é muito boa (obtive no site da fábrica, e melhorei um pouco), e o brilho da peça não aparece muito.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Lenita, tudo bom?
    Estas visitas devem ser deliciosas mesmo. Aqui no blog há um vídeo sobre a fábrica:

    http://porcelanabrasil.blogspot.com/2010/10/fabricacao-de-porcelana-monte-siao-mg.html

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Arnaildes Carlos de França14/9/16 18:13

    Boa noite, tenho visitado muito o site de vocês e gostaria muito de adquirir o conjunto de Gomil com a bacia, como faço? O meu contato whatsaap 62 99858713 ou e-mail serranofrancaadm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaildes, isso aqui não é um site de vendas.
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...