Google Translator - choose your language

Exposição Portuguesa no Rio de Janeiro, em 1879


fonte: http://mfls.blogs.sapo.pt/20086.html
agradecimentos ao amigo LUIZY, do ótimo blog "Velharias", pela dica deste ótimo blog: Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém



Pormenor da página 156 da revista O Occidente, número 44, de 15 de Outubro de 1879, com três gravuras cujas respectivas legendas são: "Luciano Cordeiro – Marcellino Ribeiro Barboza – A exposição de crystaes e ceramica na Sala de D. Manuel".

Na página anterior encontra-se o seguinte texto sobre as obras expostas e as fábricas representadas neste espaço:

" Sala de D. Manuel. – N'esta sala, a primeira com que se depara ao entrar na exposição, estão dipostas as louças, cristaes [sic] e obras de ceramica.

A fabrica da Marinha Grande, da Vista Alegre, de Sacavem e algumas outras, expõem variados typos de louça de todas as qualidades, competindo com os productos com que o estrangeiro habitualmente surte os mercados.

A louça das Caldas destaca-se, como em todas as exposições antecedentes a que tem concorrido, pelo seu typo especial e cheio de originalidade, que lhe dá um lugar á parte na ceramica moderna, e a faz apetecida de toda a gente dotada de bom gosto. A louça, imitação do antigo, exposta pelo sr. Cifka, chama as atenções geraes pela magnificencia, que a torna apta para ser collocada a par das melhores peças artisticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...