Google Translator - choose your language

louça fabricada antes da fábrica existir...




Infelizmente o caso acima é mais comum do que deveria.

Uma vendedora do Mercado Livre anuncia um prato de sobremesa da Matarazzo (erro número 1: diz que a marca é "São Caetano"; um verdadeiro VÍCIO do mercado de louça antiga), de 1933, sendo que a fábrica só começou a produzir por volta de 1936!

Mas não pensem que isso é desconhecimento, um erro ingênuo. Eu já avisei para esta vendedora diversas vezes que não existiu uma fábrica de louças chamada São Caetano, que isso é a indicação da cidade onde esta operava, e já avisei antes também que o prato não tinha com ter sido produzido ANTES da fábrica existir (naturalmente...).

E ainda por cima, eu acredito que esta decoração não tenha sido uma das primeiras da fábrica, e sim provavelmente lá pelo final dos anos 1940, e mais certamente anos 1950, mas isso ainda está para ser confirmado.

Parece que neste caso é má fé mesmo. E infelizmente 2 já cairam no golpe, e pior, pagando R$ 35 por uma peça que no próprio Mercado Livre se encontra por menos, e em brechós e bazares então... Eu mesmo já comprei por apenas R$ 1 pratos exatamente iguais a estes!

Eu já fui testemunha de vários casos assim, tanto no Mercado Livre, quanto em feiras. Já vi em uma feira aqui no Rio uma xícara da Schmidt como "anos 1930". A Schmidt começou a produzir em 1946, e a xícara em questão, ainda por cima, apresentava marca posteriror a 1995!

2 comentários:

  1. Gostei do seu comentário, pois tenho um jogo São Caetano q vou colocar a venda mas não sei o valor justo nem o ano de fabricação, me passa seu e-mail q mando as fotos dele. vc pode me ajudar/? grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Datação, identificação e avaliação de peças/jogos de louça e porcelana é um trabalho de consultoria que faço de forma profissional.

      Existe um custo para a realização deste trabalho, que corresponde à pesquisa, avaliação e datação das peças/jogos, e o envio de um relatório completo, com as seguintes informações:

      - nome e localização da fábrica;
      - breve histórico da fábrica, com principais nomes e datas;
      - descrição das peças e da técnica decorativa;
      - fotos das peças avaliadas;
      - datação das peças;
      - avaliação monetária das peças.

      Se você quiser saber mais sobre isso, por gentileza consulte:

      http://www.porcelanabrasil.com.br/avalia.htm

      Qualquer dúvida adicional, por favor, fique à vontade para perguntar.

      Atenciosamente,
      Fábio Carvalho

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...